Google+ Meu Mundo: Lançamento do Livro "Traficando Conhecimento" de Jéssica Balbino em São Paulo

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lançamento do Livro "Traficando Conhecimento" de Jéssica Balbino em São Paulo

Horário: 18 outubro 2010 às 19:00 a 22 outubro 2010 às 23:00
Local: Sarau do Binho / Cooperifa / Sarau Elo da Corrente / Livraria Suburbano Convicto - Organizado por: JÉSSICA BALBINO

Descrição do evento:

Tráfico na periferia: conhecimento e livro sobre cultura

Jornalista Jéssica Balbino lança livro sobre comunicação e conhecimento no gueto

Uma viagem pela cultura da periferia. Assim pode ser definido o livro “Traficando Conhecimento”, da jornalista Jéssica Balbino.
Usando o hip-hop e o 5º elemento desta cultura urbana – o conhecimento – como inspiração, ela faz um estudo sobre a comunicação nos guetos e revela, em mais de 500 páginas, como funcionam os movimentos, as oficinas e o tráfico de informações dentro das quebradas brasileiras.
É um passeio para o lado de lá da ponte, onde muitas vezes a mídia tradicional não chega e onde o único canal com o mundo exterior é o hip-hop com suas manifestações artísticas: o DJ, o MC, o b.boy, o graffiteiro e o escritor marginal.

Da mesma turma de Ferréz, Alessandro Buzo, Sacolinha e Sérgio Vaz, Jéssica Balbino escreve com a alma e expressa o que vive na periferia.
Cruza o paralelo entre a pobreza, a falta de recursos e o descaso do Estado, com um curso superior e o fato de ser diferente por ser do gueto e ter se sentado no banco de uma universidade.

O livro integra a Coleção Tramas Urbanas, pela Aeroplano Editora, que aborda “um dos movimentos de ponta no país”, segundo Heloísa Buarque de Hollanda, organizadora da coleção que traz 20 volumes vinculados aos temas da periferia.

Jéssica Balbino enfatiza a própria caminhada com a frase “o hip-hop salvou minha vida” e mostra, nesta terceira produção literária, o amadurecimento e a mudança alcançados por conta de muita leitura, estudo e dedicação. Em 2006, escreveu “Hip-Hop – A Cultura Marginal”, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de jornalismo, ao lado de Anita Motta (já falecida) e no ano seguinte lançou a obra de forma independente. Hoje, com a falta de recursos para viabilizar outras cópias, disponibiliza o livro para download via internet.

Fez também parte da coletânea “Pelas Periferias do Brasil”, organizada por Alessandro Buzo e não parou mais de produzir.
A escritora se apropriou do elemento “conhecimento” para apresentar a cultura como instrumento de transformação em uma sociedade e valorizar a arte que parte do povo para o povo. Ela apresenta, no livro recheado de fotografias e boas histórias, a mescla da pesquisa com a vivência.
A informação é um instrumento utilizado na prática por Jéssica Balbino, que fala de conhecimento com propriedade. O ato de repassar o que aprende por prazer e por vontade de vencer a transformou em uma traficante de conhecimento.

Atualmente ministra oficinas e workshops sobre hip-hop, literatura periférica e cultura marginal.

Outros lançamentos confirmados

18/10 -n 20h
Sarau do Binho (zona sul de SP)
R. Avelino Lemos Jr., 60 (em frente à Uniban) - Campo Limpo. Zona Sul.
Telefone (11) 5844-6521

20/10 - 20h
Cooperifa (zona sul de SP)
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana (Z/Sul-SP)
Tel: (11) 5891-7403

21/10 – 20h
Sarau Elo da Corrente (Pirituba – SP)
Bar do Cláudio Santista
Rua Jurubim, 788-A. Pirituba. Zona Oeste.
Telefone (11) 3906-6081

22/10 – 19h
Livraria Suburbano Convicto (Bexiga – SP)
Rua 13 de Maio, 70 - 2o andar, centro
São Paulo

Ver mais detalhes e RSVP em HIP HOP MULHER:
Hip-Hop Mulher


blog comments powered by Disqus