Quem é leitor de mangá já ouviu falar de Takehiko Inoue. Famoso por sua grande obra Vagabond que conta a história, quase mítica, do maior samurai do Japão Miyamoto Musashi, Inoue conquistou o mundo dos mangás com seu traço extremamente detalhado - suas páginas são verdadeiras pinturas - e com sua construção profunda de personagens. Vagabond é um marco, mas é óbvio. Quem, dos leitores de mangás em geral, não leria um sobre Samurais? Espadas, honra, jornada... Tudo meio batido.
Daí vem a genialidade de Slam Dunk. Inoue escolheu essa temática pouco convencional para um mangá por paixões pessoais, sendo ele mesmo um amante de basquete. Para se ter ideia do nível de importância da obra, ele recebeu em 2010 um prêmio da Associação Japonesa de Basquete por ajudar a popularizar o esporte no país.
O mangá conta a história de Hanamichi Sakuragi, um delinquente juvenil que está no primeiro ano do ensino médio do colégio Shohoku. E ele começa a evoluir e crescer através do basquete, graças a sua rivalidade com seu companheiro de time Rukawa. A rivalidade dos dois também faz aflorar os principais momentos cômicos do mangá.
Com pitadas de humor, Slam dunk é um fenômeno pelo seu traço, história, desenvolvimento de personagens e identificação que gera nos leitores.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Link quebrado? Avise!