Como RPG's te tornam uma pessoa melhor

Dungeons and Dragons (D&D) foi há muito considerado o domínio incontestável do tropo social dos párias dos anos 1980. Por meio do meu namorado na época, entrei nesse mundo e quando vi estava com ele jogando por horas em uma noite de sábado.

Depois que comecei a jogar Dungeons & Dragons, na sequencia começamos com Vampiro a Máscara, vi um crescimento significativo nas seguintes áreas, que me ajudaram a me tornar uma escritora e pessoa melhor:

Construção criativa do mundo
Prática de desenvolvimento de personagem em profundidade
Consciência situacional
Aumento da autoconfiança

Mas o que é Dungeons & Dragons ou Vampiro, a máscara?

Para aqueles que só ouviram falar dele como um jogo em Stranger Things, D&D e Vampiro são jogos colaborativos baseado em turnos de fantasia que você geralmente joga pessoalmente.

D&D foi publicado pela primeira vez em 1974. Procedeu aos videogames e inspirou um bom número deles. World of Warcraft é baseado em D&D, e é justo dizer que a maioria dos jogos de fantasia são em parte inspirados no mundo de Dungeons and Dragons – de Minecraft e League of Legends a Skyrim ou Oblivion.

No mundo de Dungeons & Dragons, você pode ser o que quiser. Você pode ser humano, anão, goblin, orc, elfo, druida e muitas outras opções.

Você, seus colegas jogadores e o Mestre das Dungeon operam neste mundo para viver uma história. Essa história é uma campanha, que pode durar de três horas a três anos. E enquanto seu mundo é ilimitado nesta aventura de escolha, ele também tem muitas regras. Você tem restrições, com base em quem você é, quem são seus parceiros e o papel dos dados.

RPG é um ótimo meio para praticar a construção de mundos como escritor. Se você escolher ser o Mestre, terá uma grande influência no enredo e no cenário de sua campanha, bem como a responsabilidade de escrever seu mundo à existência.

Essa flexibilidade e agilidade na tomada de decisões desempenham um papel importante na melhoria da construção criativa do mundo. Isso porque, como Mestre, você pratica resultados realistas dentro de um mundo de fantasia. Você aprende como operar e mudar um mundo que você criou, com base em restrições e regras reais dentro do sistema.

Ao praticar essa habilidade de escrita crítica em uma atmosfera segura e de apoio, você pode melhorar drasticamente sua construção criativa de mundo e aprender a criar situações realistas em ambientes fictícios.

Enquanto o Mestre pratica a construção do mundo, tanto o Mestre quanto os jogadores são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de personagens em profundidade.

Como Dungeon Master, você é responsável por criar todos os personagens menores ou não jogáveis. Você constrói suas personalidades com falhas, segredos, motivações e desejos.

Como jogador, você faz o mesmo com seu próprio personagem. Você cria seu personagem, seja à sua imagem ou como um orc bêbado com uma perna e uma severa alergia à luz solar. Você se envolve em uma caracterização profunda, desenvolvendo antecedentes, famílias, pontos fortes e fracos para uma criatura que você terá que simular durante a campanha.

Este extenso exercício de desenvolvimento de personagens pode ajudar qualquer pessoa a praticar tanto a caracterização quanto a implementação da psicologia social. Como jogador, você precisa viver eventos, conversas e batalhas dentro dos limites das habilidades do seu personagem.

Essa prática, repetida várias vezes, melhorou minha capacidade de criar personagens realistas e complexos que respondem a situações como indivíduos dentro de uma narrativa abrangente.

Independentemente do seu papel, RPG é um jogo cooperativo. Incentiva o trabalho em equipe e promove a resolução de problemas complexos e criativos. O jogo obriga você a exercitar sua imaginação, que só pode melhorá-la com o tempo.

Como escritora, Dungeons & Dragons me permitiu pensar sobre o quadro maior enquanto operava através das lentes do meu personagem. Eu poderia dar um passo atrás e tentar antecipar o problema maior que o Metre criou como jogador. Então, aprendi como abordar o problema na frente do meu personagem e pensar sobre o quanto eles realmente antecipariam.

Jogar RPG melhorou minha habilidade de construir camadas profundas de enredo e relacionamentos entre personagens. Ao participar do jogo, aprendi a pensar fora da caixa, criar as reviravoltas que compõem uma história convincente e responder a essas situações no personagem.

O maior benefício foi o aumento da autoconfiança. Isso não apenas melhorou minha disposição de assumir riscos como escritora, mas também minha disposição de publicar meu trabalho para qualquer um ver.

Dentro do jogo, eu tenho que falar e agir como meu personagem, o que parece bobo. No começo, é difícil se sentir confiante em fazer algo como um elfo ou um anão. Mas passar por esse cenário aumenta minha vulnerabilidade ou medo de rejeição social e me deixou mais confortável com quem eu era fora do jogo.

Não estou dizendo que se você jogar este jogo, você se tornará magicamente uma escritora melhor. Ou uma pessoa melhor, na verdade. Você pode interpretar um personagem malvado e realmente atrapalhar as coisas para todos.

Mas, jogar RPG me equivale a um atleta que pratica outro esporte em sua entressafra. É uma maneira divertida e distrativa de manter minhas habilidades afiadas e melhorar minha resistência mental para as partes mais difíceis da escrita e da vida. Vi uma melhora acentuada no desenvolvimento do meu personagem e na construção do mundo, e fiquei mais confortável com quem eu era no processo.

É o mais importante ainda, jogar RPG é simplesmente divertido.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Link quebrado? Avise!