Higienização anal para o sexo e no dia-a-dia


Foto site Dra. Franciele Perondi (coloproctologista) [recomendo a visita]

Você sabe limpar e lavar o seu ânus? Se você acha que a resposta é óbvia, tenho uma notícia para te dar...

A região anal tem uma pele extremamente sensível. Ela não só pode ser facilmente ferida e irritada como também é mais propícia a infestações bacterianas, fúngicas e virais por conta da localização. Para quem faz sexo anal, além da higiene em si, o cheiro, o gosto (rs) e a estética também podem ser importantes. Então segue algumas dicas aprovadas por proctologistas.

Não use papel higiênico: Ele irrita a pele do ânus, não higieniza o local e não é nem de longe apropriado para isso. O correto depois de evacuar é lavar a região com água corrente. Em casos isolados, o lenço umedecido pode ser utilizado. O papel higiênico é ideal para SECAR o cu depois de usar o chuveirinho, e não para limpar.

A higiene da região anal é apenas EXTERNA: Chuca não tem absolutamente nada a ver com higiene, seu objetivo é o de evitar o “cheque”, apenas. Além de não haver nenhuma necessidade de lavar o canal anal, o reto, depois da evacuação, fazer isso para além do necessário pode causar um desequilíbrio da microbiota o que acentua o mau cheiro.

O mesmo vale para a forma de lavar a área externa. Não há nenhuma necessidade de exagerar na fricção e o uso de sabonetes muito agressivos pode alterar bruscamente o pH local, causando infestações fúngicas, bacterianas etc. O produto ideal para a higiene anal é o sabonete neutro de bebê.

Se você quiser caprichar de verdade na skincare do seu amigo e garantir que ele esteja sempre bem cuidado, tem uns sabonetes especiais que sempre indico, são o Procto Wash e o Proctoderm. Eles são perfeitos para os momentos em que a região estiver mais sensível, tipo depois do oba-oba ou da depilação.

Não use nada além de sabonete e água: Hidratantes, perfumes, ácidos (sim, já vi a galera recomendando aplicação caseira de ácido para clareamento), vão desregular a proteção natural da região e, ao invés de cheirosa, sua região anal vai ficar com um cheiro desagradável mais forte do que o normal.

A região também precisa estar sempre bem seca: Depois do banho, pressione bem (sem esfregar) a toalha por toda região anal. Se der, fique um pouco com a bunda peladinha pelo quarto para secar bem antes de se vestir. Cu limpo e sequinho = tudo de bom.

A higiene anal se estende à higiene de tudo que vai entrar em contato com essa região, sobretudo das cuecas e calcinhas. Prefira sempre o algodão no dia-a-dia, evitando tecidos sintéticos. Vale muito investir em ciclos de lavagem para esterilização em tempos de maior calor e umidade, com bicabornato de sódio, por exemplo. Isso salva demais no verão!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Link quebrado? Avise!