Negro Spiritual (Antes de 1865)

As melodias e os ritmos do negro spiritual e canções evangélicas são altamente influenciados pela música de seu ambiente cultural atual. Isso significa que seus estilos estão em constante mudança.

Os primeiros negros spirituals eram muito inspirado pela música africana. Alguns deles, que eram chamados de "mensagens" foram acompanhados com danças típicas, incluindo palmas e bater o pé.

No início do século XIX, afro-americanos estavam envolvidos no "Second Awakening" -o Segundo Grande Despertar foi um reavivamento religioso protestante durante o início do século 19 nos Estados Unidos-, eles se conheceram em reuniões campais e cantavam sem hinário, canções espontâneas foram compostas na hora. Eles eram chamados de "cânticos espirituais" e o "termo" sperichil (espiritual) apareceu pela primeira vez no livro "Slave Songs of the United States" (de Allen, Ware, Garrison, 1867).

Como negro spirituals são canções cristãs, a maioria delas dizem respeito ao que a bíblia diz e como viver com o Espírito de Deus. Por exemplo, os "dias negros da escravidão" foram iluminados pela esperança e fé de que Deus não vai deixar os escravos sozinhos.

Os afro-americanos costumavam cantar fora das igrejas. Durante a escravidão os escravos e os trabalhadores que estavam trabalhando em campos ou em outros lugares ao ar livre, foram autorizados a cantar "canções de trabalho". Este foi o caso, quando eles tiveram que coordenar os seus esforços para transportar uma árvore caída ou qualquer carga pesada, mesmo presos costumavam cantar canções quando trabalhavam na estrada ou em algum projeto de construção.

Tais canções podem ser cantadas por apenas um solista ou por vários escravos. Elas foram usados para expressar sentimentos pessoais e torcendo para o outro. Assim, mesmo no trabalho, os escravos podiam cantar "mensagens secretas". Este foi os casos do negros spirituals, que eram cantados na igreja, nas reuniões, no trabalho e em casa.

O significado dessas músicas era na maioria das vezes encobertas. Portanto, somente os escravos cristãos conseguiam entendê-las, e mesmo quando as palavras comuns foram utilizadas, elas refletiram relação pessoal entre os cantores escravos e Deus.

Os códigos dos primeiros negros spirituals são frequentemente relacionados com uma fuga para um país livre, por exemplo, um "lar" é um lugar seguro onde todos possam viver livres, assim, um "lar" pode significar o céu, mas secretamente, um país livre e doce, um refúgio para os escravos. Os caminhos utilizados pelos fugitivos para ir para um país livre era montando uma carruagem ou um trem.

O negro spirituals "The Gospel Train" e "Swing Low, Sweet Chariot", se referem diretamente para o Underground Railroad, uma organização informal que ajudou muitos escravos a fugir.

Uma parte da letra do "The Gospel train" é "Ela está chegando... Entre agora... Não há espaço para muitos mais." Isto é um apelo direto ao caminho a percorrer, montando um "trem" que para nas "estações".

Então, "Swing Low, Sweet Chariot" se refere a Ripley, uma "estação" do Underground Railroad, onde os escravos fugitivos eram bem-vindos. Esta cidade está no topo de uma colina, pelo rio Ohio, que não é fácil de atravessar, Assim, para chegar a este lugar, os fugitivos tinham que esperar a ajuda vinda do morro. As palavras deste spirituals dizem: "Eu olhei o Jordão e o que eu vejo... Vindo para me levar pra casa... A banda dos anjos vem depois de mim".



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Link quebrado? Avise!