TurboGrafx-16, conhecido no Japão como PC Engine foi lançado para ser o concorrente do Master System e do NES, na "guerra" da quarta geração de consoles, foi o primeiro console a utilizar um leitor de CD ROM e teve um sucesso enorme no Japão. Porém não teve um bom trabalho de divulgação e acabou não ganhando fama no território americano. A sua versão com CD ROM foi lançada como PC Engine CD-ROM no Japão e TurboGrafx-CD nos Estados Unidos, ambos em 16 bits.
Seu sucessor já em 32 bits foi o PC-FX, por não possuir um chip gráfico baseado em polígonos 3D era incapaz de competir efetivamente com seus concorrentes e acabou sendo o último console de videogame doméstico da NEC.
E hoje o emulador que tem a melhor compatibilidade com eles é o Mednafen, um sistema multiplataforma que usa a api OpenGl e SDL e roda além do TG16/PC Engine (CD), PC-FX, jogos dos consoles Apple II/II+, Atari Lynx, Neo Geo Pocket (Color), WonderSwan, GameBoy (Color), GameBoy Advance, NES, SNES/Super Famicom, Virtual Boy, SuperGrafx, Sega Game Gear, Sega Genesis/Megadrive, Sega Master System e Sega Saturn (em 64 bits apenas).
A principio ele funciona apenas com linhas de códigos. Mas vou trazer junto ao emulador uma interface gráfica que te ajuda muito a lidar com esse emulador (que é bem chatinho de configurar se você for novato) e cada console precisa de sua configuração própria e suas respectivas BIOS para rodarem (incluindo alguns jogos), tem suporte a diversas resoluções e a controle USB.
Você pode baixa-lo pelo Github do projeto --> mednafen <-- a interface gráfica pode ser baixada aqui (MedGui Reborn) ou aqui aqui (mednaffe) dependendo do seu gosto. Para baixar o pacote de BIOS é só acessar Download BIOS.
Tutorial:
1. Para começar crie uma pasta onde você preferir e a nomeie como preferir. Pode
ser Mednafen mesmo.
2. Extraia nessa pasta primeiro os firmwares/BIOS. Em seguida o Mednafen e por último
a interface gráfica de sua preferência.
3. Clique no executável da sua interface que você baixou, vá em "System" e configure como você preferir o tamanho de tela em "Graphics" e em "Input" o controle/teclado e está pronto para jogar.
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